Atividades no Mês de Dezembro de 2012

05/12 - 7ª Sessão do Cine-Afro

neste dia foi exibido no auditório do GETI na Universidade Federal do Pará - campus Castanhal o filme entitulado "Hotel Ruanda", que conta um pouco do massacre ocorrido em ruanda a algum tempo atrás provocado por uma tribo local.

07/12 - 8ª Sessão do Cine-Afro

neste dia foi exibido no auditório do GETI na Universidade Federal do Pará - campus Castanhal o filme entitulado "Histórias de um Massacre", que conta um pouco do massacre ocorrido em ruanda a algum tempo atrás provocado por uma tribo local.

13/12 - 9ª Sessão do Cine-Afro

neste dia será exibido no auditório central na Universidade Federal do Pará - campus Castanhal o filme entitulado "Tiros em Ruanda", que conta um pouco do massacre ocorrido em ruanda a algum tempo atrás provocado por uma tribo local. Neste dia ocorre um debate a cerca da temática Afro e suas diásporas, na ocasião contaremos com a presença de algum membro da casa Brasil África, se possivel, para enriquecer a discurssão e nos apresentar mais algumas coisas boas que o continente africano possui.

Oficina de Pinturas Afros, em comemoração ao mês da Consciência Negra

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o projeto LAAB realizou, dia 27/11, a oficina de Pinturas Negras. A oficina trouxe algumas técnicas de pinturas africanas, como o Estêncil de simbolos ADINKRAS, do Gana. O trabalho foi ministrado pela Odileusa Alfaia, aluna do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará/UFPA.

Convidamos a todos para participarem.

Informamos que haverá entrega de certificados e o mesmo será entregue após o término da oficina.

1º Evento do Negrart: experimentação em arte e cultura negra

 

negrartPrezados, o LAAB, em comemoração ao mês da Consciência Negra, vem convida-los a participar conosco do 1º Negrart: "Experimentação em arte e cultura negra", Um dia de experimentação em arte e cultura africana no campus universitário de Castanhal,  trazendo suas experiência e vivencias para serem apresentadas dia 29 de novembro. O evemto esta sendo promovido pelo Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-brasileira-LAAB. As programações se estendem no decorrer da semana, trazendo apresentações do" Cine Afro UFPA", Oficina de "Artes em Pinturas Negras",

Oficina de Dança, Apresentação de documentários e videos, oficina de tranças afros, etc. As apresentações são organizadas e executadas pelos próprios discentes do campus, moradores de comunidades quilombolas, voluntários, docentes do campus, representantes de organizações, etc.

Os interessados, em participar e/ou apresentar seus trabalhos de acordo com a temática poderão trazer suas apresentações para expor no evento, que traz como proposta, que os participantes realmente experimentem-se na cultura africana e afro-brasileira.

Os professores de escolas poderão articular apresentações de trabalhos com seus alunos, que contemplem a temática, tanto em dança, música, poesias, arte e cultura negra africana e afro-brasileira, etc.

Atividades no Mês de Novembro de 2012

06/11 e 07/11 - Oficina de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras na Escola Emília Giminez.

O projeto LAAB recebeu o convite da escola para apresentar suas atividades aos alunos de 4º e 5º anos da escola municipal Emilia Giminez.

Foram apresentados jogos e brincadeiras africanas aos alunos, sendo que os mesmos foram ensinados a jogar todas as atividades propostas como: Mancalas, achi, gato e o rato e o entre outras.

14/11 - II Encontro de Projetos Integrados da UFPA-PAPIM

O evento aconteceu em Belém e contou com a participação de alguns membros do projeto LAAB. Onde o projeto teve participação na mesa de abertura com um de seus itegrantes e ainda teve sua Coordenadora Débora Alfaia como uma das integrantes da mesa. Veja as fotos do evento clicando aqui.

19/11 - 6ª Sessão do Cine-Afro

neste dia foi exibido no auditório central da Universidade Federal do Pará - campus Castanhal o filme entitulado "Mandela", que conta um pouco da história do presidente sul-africano que revolucionou seu país.

21/11 - Oficina de Brincadeiras africanas a afro-brasileiras na Escola Emilia Giminez

O projeto LAAB levou algumas de suas variações de jogos e brincadeiras para as crianças da escola na II semana do Bebê promovida pela prefeitura de castanhal, proporcionando a elas uma experimentação lúdica em cultura africana e afro-brasileira. Veja as fotos das atividades clicando aqui

22/11 - Oficina de Brincadeiras africanas a afro-brasileiras na comunidade de São Pedro em Cupiúba.

O projeto LAAB levou toda suas variações de jogos e brincadeiras para as crianças da comunidade, proporcionando a elas uma experimentação lúdica em cultura africana e afro-brasileira. Veja as fotos das atividades clicando aqui

20/11 a 22/11 - Participação no NEAB

O IV seminário de diversidade e questões Etnicorracias: "A ÁFRICA ENQUANTO CONTINENTE INVISIBILIZADO NO CURRÍCULO E SUAS POSSIBILIDADES" aconteceu no IFPA - Unidade de Belém e contou com a participação de um dos integrantes do projeto LAAB.

20/11 a 23/11 - Oficina e palestras no municipio de Cametá no I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AFRO BRASILEIRO E INDÍGENA /IV SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ - CULTURA, IDENTIDADE E TRABALHO

Oficina e palestra ministradas pela professora Débora Alfaia da Cunha no municipio de Cametá em um evento de História e Cultura Africana, na ocasião o convite partiu da organização do evento e o projeto respeitosamente marcou presença mostrando e difundindo a ludicidade e cultura africana atráves dos mancalas, achi, mbube mbube, gato e rato, pegue o bastão, etc. veja as fotos clicando aqui

20/11 a 23/11 - XV Jornada de Entensão da Universidade Federal do Pará

Na ocasião o projeto LAAB, representado por dois de seus bolsistas, apresentou o artigo entitulado: Jogos, brincadeiras, cultura africana e afro-brasileira: a internet como estratégia didática, o trabalho foi muito bem aceito pela comunidade acadêmica presente e como consequência o LAAB recebeu alguns convites para desenvolver suas oficinas de jogos e brincadeiras em alguns municipios da região nordeste do Estado do Pará.

23/11 - Oficina de Brincadeiras africanas a afro-brasileiras na Escola São João Bosco

O projeto LAAB levou toda suas variações de jogos e brincadeiras para as crianças da escola em um dia inteiro de atividades, proporcionando a elas uma experimentação lúdica em cultura africana e afro-brasileira. Veja as fotos das atividades clicando aqui

27/11 - Oficina de pintura Afro

Neste dia o projeto irá oferecer uma oficina de pintura coordenada pela acadêmica de Artes visuais Odi Alfaia, estudante da Universidade federal do Pará- Campus Belém. Serão confeccionados várias peças com pinturas afro e originárias do continente africano. Veja as fotos do evento clicando aqui

29/11 - Experimentação em arte e cultura Africana. NEGRART

Um dia em que o projeto LAAB irá levar toda suas variações de jogos e brincadeiras e algumas outras histórias interessantes sobre cultura africana e afro-brasileira. Além de contar com a participação de diversos convidados como a ASCONQ, grupo ABADÁ capoeira e os discentes que se mostrarem dispostos em se experimentar em cultura negra. O evento aconteceu no hall na Universidade Federal do Pará - Campus Castanhal. Veja as fotos do evento clicando aqui

© LAAB 2011 - Ludicidade Africana e Afro-brasileira - UFPA - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Cláudio Freitas